Skip to content

gapminders

julho 2, 2007

O vídeo aí em cima foi meu passaporte para o site gapminders, o google earth das estatísticas. Uma das palestras mais emocionantes que eu já vi, pra dizer o mínimo. É sempre uma alegria ver que ainda existe paixão nesse mundo dominado por gente xôxa.

Para mim, e possivelmente para a maioria das pessoas, o mundo das estatísticas foi sempre uma terra misteriosa, cheia de números e gráficos estáticos. Quantas tardes, jogando esse joguinho aqui, eu desejava ardentemente ter estudado economia ao invés de literatura, mas logo lembrava que eu nunca teria passado do primeiro semestre.

Além disso, os estatísticos em geral — sobretudo no Brasil — têm fama de pouco amigáveis, e os incautos tendem a suspeitar de que a escolha das variáveis obedece um viés político para privilegiar certos interesses. Pois bem, o problema está muito próximo de uma solução.

O gapminders cruza dados de inúmeras fontes em gráficos animados e personalizáveis, que permitem comparar as economias mundiais através de diferentes variáveis.

Viciantes e educativos. That’s just how I like my graphs.

Outra grande pedida para os apreciadores do data-surfing (acabo de cunhar o termo) é o livro Freakonomics, escrito em parceria pelo economista Steven Levitt e o jornalista Stephen Dubner. Assim como o Hans Rosling (o palestrante/entertainer do vídeo), Steven Levitt desenvolve sua verve estatística como uma forma de arte, trazendo o inesperado das estatísticas à tona, para confrontar os preconceitos da rapazeada. Apesar de não ser muito prática, a leitura é divertida e Levitt apresenta vários insights interessantes.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: