Skip to content

Y0UNG-HAE CHANG HEAVY INDUSTRIES

janeiro 25, 2008

img2.gif

Lá pelos idos da década de noventa (ah, a idade vem chegando…), minha cabeça explodiu com uma animação super inovadora só em texto, com um áudio de jazz super hipnótico . Era a era pré-flash, e o html era a bola da vez nas animações web. A animação se chamava Samsung Means to Come, e era uma narrativa audiovisual frenética sobre um luminoso da Samsung, uma cozinha e um orgasmo, com um clima claustrofóbico, pornô, paranóico e dona-de-casa. Me lembro de pensar “isso é o futuro da literatura”, mas com tantos links e stumbles e o passar dos anos acabei esquecendo.

Até hoje, quando topei novamente com a página do coletivo Young-Hae Chang, e dei de cara com uma lista IMENSA de animações, ainda em HTML, ainda em texto PB com trilhas de jazz, ainda com a sensação claustrofóbica e “mind-exploding”, ainda atual. Sendo assim, peço desculpas por postar um lance tão nineties, mas a verdade é que — em termos de texto — não lembro de ter visto nada melhor nos últimos dez anos. Acho que o trabalho deles também vem de encontro à idéia de explorar modos inovadores e imersivos de combinar texto, arte e música, como na questão da arte dos discos na era mp3.

E pra ficar claro que eu não sou a única que acha que o Young-Hae Chang ARRASA, o último projeto deles, BLACK ON WHITE, GRAY ASCENDING, é uma instalação temporária que está exposta no lobby do New Museum of Contemporary Art em New York City. Desta vez, ao invés do formato tradicional de uma única tela, eles apostaram em sete telões, pra tomar de assalto os sentidos, mesmo. Cada história separadamente se encaixa com as outras para contar diferentes versões de um violento sequestro seguido de assassinato.

É como ler um livro, só que ao invés de virar as páginas, a história é introjetada direto no seu cérebro, através dos olhos, em forma de sensação. Delírio estético.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: